Ni Brisant: Saiba Mais sobre o Poeta que está ganhando o Mundo com sua Coragem.



Nivaldo Brito dos Santos, nascido em Acajutiba-BA, tem apenas 31 anos de idade e possuí uma bagagem excepcional.

Bem mais conhecido como Ni Brisant, é um dos fundadores do Movimento Cultural Sobrenome Liberdade e do Clube de Leitura “Di-Ver-Gente – Ninguém Lê”.

Ni é artista, professor, poeta, itinerante, pai e grande homem - e, às vezes, revisor e colador de lambes.

Ele que já tem um CD de Poesia Musicada intitulado “Algodão de Fogão”, vive poetizando e deixando um pitaco de reflexão por onde passa.

Nivaldo também é autor de quatro livros: “Tratando Sobre o Coração das Coisas Ditas – 2011”, “Para Brisa – 2013”, “Se Eu Tivesse Meu Próprio Dicionário – 2014” e “Revolução dos Feios – 2016”.

Teve muitas dificuldades quando criança e aos nove anos descobriu alguns problemas de saúde e nem sempre conseguia ir à escola. “Você tem sangue fraco, menino” dizia sua mãe.

Começou a escrever lá pela quarta série em diante, quando se apaixonou pelos livros e os mundos que cada um continha. “Os meninos me pagavam doces, pirulitos e balas para eu escrever cartinhas para suas amadas e aquilo me encantava tanto. O Brilho no olhar de cada uma delas, a suas reações, era algo que começava a queimar dentro de mim. Impressionava-me muito” – conta ele.

“Ni eu preciso que você fale de coragem, preciso que recite aquele mantra coração e armadura aqui em volta redonda. Eu preciso acreditar que ainda tem gente boa por ai e que perder a fé na humanidade é estupidez. Tem sido difícil viver...”


Atualmente, Nivaldo está com seu projeto “Selin”, onde ele fica no Vão do Masp, de segunda à sexta-feira, das 15 às 19hrs.

“O Selin é uma tecnologia social bem simples: levar livros de autores independentes e marginais para o Centro das maior cidade da América do sul, isso numa bike. Livros lindos (bem escritos e com material de qualidade) a preços populares”, afirma ele.

Ni, que já viajou para Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná, Santiago (CHI), Buenos Aires e Córdoba (ARG) e Montevidéu (URU) chegou para ficar e deixar sua marca nessa linha de tempo.

#poeta #NiBrisant #Selin

33 visualizações

Apoio

© 2020 - Site em Creative Commons - SigoSom - PI

© 2017 - Associação de Arte e Cultura Periferia Invisível